sábado, 25 de setembro de 2010

O CD autoral de Paulo Djorge

 O CD "AFRO-BRASILEIROLATINOCUBANO", trabalho autoral do compositor Paulo Djorge  reúne 18 canções inspiradas na Musica Brasileira e na miscigenação e influência de ritmos africanos, flamenco, musica cigana, tango, candombe, bolero, mambo, samba, salsa, ejexá, etc. usando todos os elementos de forma orgânica, mas também fazendo uma fusão com células do blues e jazz para temperar o trabalho, desenvolvendo uma linguagem melódica de comunicação fácil e criando canções com sotaques que tornam o trabalho comercial porém pitoresco.
O trabalho é resultado de uma seleção feita dentre as aproximadamente 700 composições que o artista reuniu ao longo dos seus 30 anos de carreira. As letras são poéticas e contem mensagens que expressam temas existências, sociais através do arquétipo da cultura brasileira, do comportamento humano e das questões mais fundamentais da natureza humana - (Homem e universo, Homem e suas relações) - palavras que falam de amor e liberdade, sem banalizar o sentimento, onde a voz do coração se mistura com a voz da razão. Levando o ouvinte a viajar por vários universos de situações imagéticas e do cognitivo emocional.

A reunião de vários elementos do "Latinjazz" dão o tom quase sinestésico ao trabalho, remetendo à memória afetiva mas surpreendendo com o original. Poderíamos contar a historia do CD como se uma musica viesse da Africa e a outra da Península Ibérica e ao se encontrarem, se apaixonam e se casam. Seguindo em direção à América Latina escutam os cantos dos pássaros e dos indígenas  e começam a dançar... dessa união surgem vários filhos na diversidade musical brasileira que, rumo ao Caribe, México e Cuba, se misturam e conseguem envolver todo o continente Americano, e assim tornam- se legítimos para conquistar o mundo. 

O CD conta com a participação de  músicos da mais alta qualidade, entre eles: 
Bororó, Nema Antunes, Oswaldo Amorim, Moisés Paraibah, Renato Vasconcelos, Marco Brito, José Cabrera, Téo Lima, Leander Motta, Pedro Mamede, Leonardo Amoedo, Alberto Sales, Kiko Peres, Jair Santiago, Mauricio Lavenere, Rodrigo Bezerra, Pedro Vasconcelos, 
 que influenciaram a carreira do autor nesses 30 anos. 
"Tudo começou quando, num encontro musical, Leander Mota sugeriu que eu começássemos a gravar minhas composições para mostrar a outros interpretes. Juntamos os equipamentos de gravação que tínhamos e começamos a produzir o CD. Foi necessário passar por um processo de seleção de musicas que pudessem representar as experiências ao longo da  carreira dentro do tema escolhido “Afro-brasileirolatinocubano”. Assim o projeto reuni composições próprias, que a partir de participações especiais começou a tomar um formato mais denso e musical

Um comentário:

Giovani Iemini disse...

que pena que não foi dessa vez que vcs voltaram.